A conhecida Berlinale acontece regularmente no meio da temporada de premiações internacionais como o Bafta (Reino Unido) e o Oscar (EUA), cujas cerimônias ainda serão confirmadas em 2023.
Este ano, o festival, que desligou seus projetores em 20 de fevereiro, registrou 156.000 ingressos vendidos, apesar da limitação de capacidade de 50% imposta nos cinemas devido às restrições do Covid-19 no país europeu.
A conclusão bem-sucedida da Berlinale 2022 nos dá grande prazer e confiança para o futuro. Compartilhar uma experiência cultural é possível mesmo em tempos de pandemia; na verdade, torna-se especialmente importante, reafirmaram em comunicado os codiretores Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.
Eles também destacaram a intenção de levantar a bandeira do cinema com o festival deste ano, e a emoção devido ao apoio do público e cineastas, especialistas, críticos e jornalistas de 65 países que compareceram pessoalmente ao evento em Berlim.
Sobre o European Film Market (EFM), que acontece simultaneamente com a Berlinale, eles declararam que o calendário previsto para sua concepção em 2023 ainda é desconhecido.
Na edição recém-concluída, eventos colaterais como o EFM, o Berlinale Co-Production Market, o Berlinale Talents e o World Film Fund Day, foram realizados mais de 1.400 encontros virtuais online no mercado de coprodução de longas e séries.
mem/chm / fav