O primeiro secretário do Comitê Nacional da UJC, Aylín Alvarez, explicou aos visitantes o papel dos membros dessa organização em tarefas de alto impacto durante a pandemia de Covid-19 e sua participação nas estratégias econômicas e sociais da ilha.
Da mesma forma, expressou que a juventude é participante na tomada de decisões em nível nacional, bem como na construção de políticas públicas em favor da cidadania, sob a liderança do Partido Comunista de Cuba (PCC) e da UJC.
Acrescentou que os jovens praticamente se tornaram o suporte desta nação em termos de economia, saúde pública e outros setores estratégicos, informou a Agência Cubana de Notícias (ACN).
Por seu lado, o primeiro secretário da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (Jmpla), Crispiniano Dos Santos, à frente da delegação, indicou que graças às trocas ficaram a saber o funcionamento e as particularidades do UJC e suas ligações com o PCC.
Explicou que a participação dos jovens do seu país em trabalhos produtivos como a pesca, agricultura e empreendedorismo foi essencial para sobreviver à actual crise económica, agravada pela queda do preço do petróleo, principal recurso de Angola.
No encontro, Dos Santos transmitiu uma mensagem fraterna à nação caribenha do presidente de Angola, João Lourenço.
O membro do Comité Central do MPLA, Justino Capapinha, exortou a aumentar a colaboração entre os dois estados, face aos resultados da ilha na produção de medicamentos contra a Covid-19.
Capapinha explicou que o estreitamento das relações bilaterais permitirá a realização de trabalhos e projetos científicos em prol de ambas as sociedades.
No encontro ficou claro que tanto a UJC quanto a Jmpla comemorarão seu 60º aniversário este ano e ambas usarão espaços de debate internacional como plataformas para a discussão de problemas relacionados.
A delegação também visitou anteriormente instituições como a Universidade de Havana e o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, nesta capital.
gás/rc/mks/glmv