A atividade económica avançou 9,8 por cento em termos homólogos em dezembro, o que acumulou uma melhoria significativa no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
Os números, ecoados por vários meios de comunicação, especificam que o Estimador Mensal da Atividade Económica (EMAE) registou uma melhoria de 0,9 por cento na medição ajustada sazonalmente face a novembro de 2021, após o impacto causado pela Covid-19.
O setor da indústria foi o que apresentou mais sinais de progresso, com um aumento de 9,9 por cento em termos homólogos. Este é o maior aumento desde o início da série em 2004, superando o pico anterior de 10,1%.
De acordo com o Indec, as atividades com maior impacto positivo na variação homóloga em dezembro de 2021 foram a indústria transformadora e os transportes e comunicações. Em contrapartida, os ramos de atividade com impacto negativo foram a pesca e a intermediação financeira.
O relatório reflete a evolução mensal da atividade econômica de todos os setores produtivos em nível nacional. Este indicador permite antecipar as taxas de variação do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral.
msm/may / fav