22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam crimes da Frente Tigray contra civis na Etiópia

Etiopía

Denunciam crimes da Frente Tigray contra civis na Etiópia

Adis Abeba, 28 fev (Prensa Latina) A Etiópia denunciou o recente aumento de crimes contra civis perpetrados pela Frente de Libertação Popular Tigray (TPLF), organização que considera hoje a maior ameaça à paz e à integridade nacional.

Apesar dos esforços do governo para alcançar a estabilidade e levar assistência humanitária aos cidadãos, a criminalidade renovada da Frente continua aterrorizando inocentes e afetando seus meios de subsistência, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Dina Mufti.

Impede a entrega de artigos tanto em Tigray quanto nas áreas afetadas pelo conflito em Afar e Amhara, disse o porta-voz em entrevista à Horn Affairs, publicação online multilíngue que trata da realidade do chamado Chifre da África.

Há alocações de fundos para ajuda, tomamos medidas para criar acesso a localidades danificadas e trabalhamos com organizações como o Programa Alimentar Mundial mas, reiterou, “a criminalidade do TPLF (sigla em inglês) é um obstáculo a esses esforços.

Mufti também explicou o processo para realizar um diálogo nacional, com o objetivo de garantir estabilidade e segurança para o crescimento integral do país.

Esperamos um diálogo transparente e inclusivo, em cada nível social a partir da base, não entre as elites, e que vise abordar as diferenças para criar um ambiente propício à construção de uma paz duradoura, baseada no entendimento mútuo, disse.

No entanto, esclareceu, as organizações que foram designadas como terroristas pelo Parlamento (TPLF e Shene) não participarão neste processo, porque a sua essência, ações e ambições são incompatíveis com os objetivos de um diálogo inclusivo.

Sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, Mufti disse que o início da operação de uma turbina no domingo, 20 de fevereiro, é um processo lógico dentro do projeto, porque a construção e enchimento do reservatório estão diretamente relacionados.

Queremos usar um recurso natural próprio para fornecer energia a quase 70% da população que vive sem acesso a eletricidade. Essa sempre foi a intenção da Etiópia. Não queremos prejudicar o Egito e o Sudão, assegurou.

Como a Barragem Alta fica no rio Nilo, uma importante fonte transfronteiriça, queremos que seja uma fonte de cooperação, não de atrito. Isso é consistente com nossa visão e nossos esforços para alcançar uma maior integração regional, ressaltou.

A Etiópia, salientou, continua empenhada nas negociações com o Egito e o Sudão para chegar a um acordo sobre a exploração da albufeira, sem abrir mão do direito de explorar os seus recursos e sob os auspícios da União Africana.

jf/raj/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES