Diante do novo ano letivo que se inicia em uma semana, para os Ministérios da Saúde (Minsa) e da Educação (Meduca) é fundamental este programa de vacinação pediátrica, que abrange 515.487 bebês.
Desde o último dia 7 de janeiro – quando começou a imunização para essa faixa etária – até hoje, 32,7% dessa população foi imunizada com uma primeira dose contra a pandemia.
O plano, especificou o Minsa, dá prioridade a menores com doenças crónicas, imunocomprometidos e com deficiências graves.
Por sua vez, a Ouvidoria do país do canal lembrou aos pais e ao governo que eles são responsáveis por proteger crianças e adolescentes com esses medicamentos que demonstraram eficácia e segurança.
Devido a feriado nacional, o Minsa especificou que a vacinação pediátrica vai continuar depois de amanhã nos pontos criados para esse fim, incluindo vários centros comerciais.
Por outro lado, a pasta informou que nas últimas 24 horas, registraram 357 novos casos para um total de 755.262; além de seis óbitos que somam um total de 8.079 óbitos desde que a doença foi detectada em março de 2020.
Na semana epidemiológica que terminou (20 a 26 de fevereiro), segundo o relatório, foram 4.818 infecções, o que representa menos 3.618 casos do que na semana anterior (13 a 19 de fevereiro), quando foram notificados 8.436 positivos no país.
As estatísticas refletem ainda que esta semana registraram 63 mortes, ou seja, menos nove do que na anterior.
Outro indicador que diminuiu nesse período foi a positividade dos testes, que passou de 13,06% para 8,94% em sete dias, o que aproxima o Panamá da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para controlar a epidemia, que é de 5%.
mem/ga / fav