Até agora, eles confirmaram a morte de 10 mineiros, enquanto continuam as buscas por outros cinco desaparecidos.
No sábado passado houve uma explosão devido ao acúmulo de metano e pó de carvão na referida mina, informou a Agência Nacional de Mineração, que expressou sua “solidariedade com as famílias das vítimas”.
As agências de resgate, a equipe de resgate mineiro do município de Nobsa, membros da Polícia Nacional e bombeiros estão envolvidos nas buscas, acrescentou.
O grupo de resgate mineiro “instalou um duto de ventilação para melhorar as condições ambientais no subsolo (…) dadas as altas concentrações de metano”, detalhou a entidade.
“As obras têm deslizamentos de terra, o que pode dificultar o resgate onde possivelmente estão as vítimas que ainda não foram localizadas”, disse à agência.
De acordo com declarações de Gustavo Raad de la Ossa, vice-presidente de Monitoramento e Controle de Resgate de Mineração da Caracol Radio Boyacá, até agora este ano houve 14 acidentes de mineração no departamento, que causaram a morte de 25 pessoas.
Em 2021, 130 pessoas morreram em acidentes desse tipo na Colômbia, 41 a menos em comparação com 171 no ano anterior e 60% dessas mortes ocorreram em minas ilegais, sendo o departamento de Boyacá o mais afetado.
mem/otf / fav