24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Jovem cientista italiano em ensaio clínico com vacina cubana

jovem-cientista-italiano-em-ensaio-clinico-com-vacina-cubana

Jovem cientista italiano em ensaio clínico com vacina cubana

Roma, 2 mar (Prensa Latina) Palermitano de nascimento, napolitano por adoção e colaborador do Instituto Finlay de Vacinas (IFV) de Cuba, o jovem cientista Fabrizio Chiodo desempenhou um papel de destaque no estudo clínico Soberana Plus Turim.

Frank Gonzalez jornalista de prensa latina

Correspondente da Prensa Latina na Itália

O especialista do Instituto de Química Biomolecular da cidade de Nápoles, vinculado ao Conselho Nacional de Pesquisa Científica da República Italiana, participou das diferentes fases do ensaio clínico realizado entre o Hospital Amedeo di Savoia de Turim e o IFV, criador de diferentes imunógenos contra o Covid-19, incluindo o Soberana Plus.

Apreciação na Itália pelas vacinas cubanas contra o Covid-19 (+Fotos +Vídeo +Áudio)

Formado em 2008 em Química e Tecnologias Farmacêuticas pela Universidade de Palermo, o pesquisador de 37 anos teve assim um papel importante no projeto que visava verificar a eficácia da preparação cubana como dose de reforço universal em pessoas imunizadas com qualquer uma das vacinas autorizadas na Itália.

Chiodo, que defendeu com sucesso sua tese de doutorado em Química Aplicada na Universidade do País Basco em 2013 e colabora com o IFV desde 2014, selecionou os participantes do ensaio, no qual cerca de trinta voluntários vacinados com injetáveis produzidos por Pfizer, Moderna, Johnson e Johnson ou AstraZeneca, viajaram para a capital cubana para receber uma dose de Soberana Plus.

Voluntários italianos apostam no Soberana Plus

Antes da aplicação da vacina, essas pessoas forneceram amostras de sangue analisadas em instituições cubanas, procedimento aplicado 28 dias depois no Laboratório de Microbiologia e Virologia do Hospital Amedeo di Savoia, na Itália, para posterior verificação dos dados.

A transparência do processo, evidenciada na coleta independente de informações, foi um aspecto destacado pela pesquisadora, que obteve a Categoria Especial de Docência de Professor Convidado conferida pela Universidade de Havana em agosto de 2021.

Vacina cubana abre novos caminhos de colaboração com a Itália

Em entrevista à Prensa Latina, o especialista lembrou que esse foi o princípio seguido anteriormente, quando o IFV enviou soro de pacientes convalescentes de Covid-19, vacinados com Soberana Plus, ao hospital de Turim para análise.

Ele também destacou a importância do estudo clínico observacional, cujas conclusões serão divulgadas nos próximos dias, tanto do ponto de vista científico quanto diplomático, “para demonstrar a força e a singularidade da biotecnologia pública cubana”.

Ele também destacou que os imunógenos da ilha contra a Covid-19 são as vacinas proteicas mais administradas no mundo e, neste momento, a Soberana 02 é a única autorizada em todo o mundo para uso a partir dos dois anos de idade. , já fornecida a crianças em Cuba e Nicarágua.

Um grande sim à vacina de Cuba

O estudo observacional com essas trinta pessoas mostrou que o produto é seguro e, sobretudo, desenvolve uma boa resposta imune específica contra o vírus, acrescentou Chiodo, premiado em janeiro deste ano com a Ordem Carlos J. Finlay, a mais alta distinção concedida por Cuba aos nacionais e estrangeiros pelas relevantes contribuições ao desenvolvimento da ciência para o bem da humanidade. Brigadas médicas cubanas na Itália, pontes de colaboração científica Acreditamos que os resultados deste estudo clínico, que tem tido muito sucesso, indicaram, podem ter um grande impacto para o futuro e continuar a demonstrar, cada vez mais, a importância das diferentes vacinas que Cuba soube desenhar, desenvolver e produzir.

mar/fgg/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES