Efrahím Pérez Izquierdo, diretor do Centro Provincial do Livro e da Literatura (CPLL), informou que “no concurso literário dedicado à nossa Carilda, uma das vozes femininas mais destacadas da poesia latino-americana, podem participar poetas cubanos maiores de 18 anos, residentes ou não em Cuba”.
Ele explicou que o evento é patrocinado, além da CPLL, pela Uneac daqui, as diretorias municipal e provincial de Cultura, Edições Matanzas, o Projeto Sociocultural Ao Sul da Minha Garganta e a editora Abordan International.
O período de admissão expira em 15 de maio deste ano e o prêmio será anunciado em 5 de julho de 2022, Centenário de Carilda, em Calzada de Tirry 81, a casa onde a poetisa nasceu e onde sempre morou, no bairro Pueblo Nuevo nesta cidade, durante as comemorações do aniversário.
A CPLL entregará um prêmio em dinheiro ao vencedor absoluto, que receberá os louros das partes convocadas, um diploma e uma obra de arte cortesia da filial da Uneac de Matanzas, enquanto as Ediciones Matanzas publicarão a coleção de poemas vencedores.
Em relação à FIL, em sua versão de Matanzas, Pérez Izquierdo indicou que está prevista para os próximos dias 11 a 15 de maio, e prestará uma homenagem especial aos centenários de Carilda e Jesús Orta Ruiz, o índio Naborí; além do escritor local Rolando Estévez, Prêmio Nacional de Design do Livro e aos 50 anos de Ensino Superior na demarcação.
A gala inaugural, acrescentou, será no dia 11 de maio no Teatro Sauto, Monumento Nacional, e das 12 às 15 estão agendadas vendas em diferentes pontos e nas seis livrarias da cidade. “Os intelectuais Luis Álvarez Álvarez, Prêmio Nacional de Literatura, e Alberto Prieto Rozos, Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanas, serão homenageados, além de elogiar a nação irmã do México”, disse.
Segundo o director, espera-se que cerca de trinta escritores de outras províncias participem na grande festa que terá lugar no centro histórico da capital territorial e comunidades.
Em lugar de destaque estará o recentemente premiado Julio Travieso, Prêmio Nacional de Literatura; José Luis Rodríguez, Prêmio Nacional de Ciências Sociais e Humanas, e Norberto Codina, Prêmio Nacional de Edição, juntamente com 16 convidados de mais de uma dezena de países. rgh/wap/hb