Segundo afirmou em suas redes sociais Dagmar García, Diretora de Pesquisa do Instituto Finlay de Vacinas (IFV), responsável pelo desenvolvimento de imunógenos, os dados coletados até o momento são de relevância global.
Com um esquema heterólogo com duas inoculações de Soberana 02 e uma de Soberana Plus, a cada 28 dias, mostrou-se que a vacinação era segura, sem relatos de eventos graves ou graves e onde apenas a dor local teve frequência superior a 10 por cento, ele reivindicado.
Além disso, observou ele, 95 porcento das crianças apresentaram soroconversão (um aumento de quatro vezes nos anticorpos) após duas doses, enquanto 100 porcento foram alcançados após a terceira. No painel de pequenos convalescentes, a resposta imune com duas doses de Soberana 02 foi maior do que a induzida pela infecção natural, explicou.
García sublinhou que se confirmou o aparecimento de anticorpos neutralizantes contra as variantes Alfa, Beta e Delta do SARS-CoV-2 e a resposta de células T específicas contra o vírus.
Os dados de imunogenicidade obtidos, explicou, prevêem uma eficácia clínica superior a 90 porcento, não havendo indicação de inferioridade, em termos estatísticos, da resposta de anticorpos neutralizantes em relação aos adultos jovens.
Hoje, 1 milhão e 800 mil crianças cubanas e mais de um milhão de crianças nicaraguenses estão vacinadas com os imunógenos criados pelo IFV, observou o funcionário.
MedRxiv é um servidor de distribuição e arquivo online gratuito para manuscritos completos, mas não publicados, nas ciências médicas, clínicas e relacionadas à saúde. Preprints são relatórios preliminares de trabalhos ainda pendentes de certificação por revisão por pares.
jcm/ifs/glmv