García, também chefe do estabelecimento, agradeceu ao chefe cubano a oportunidade de estreá-lo e apresentou o novo Cohíba 88 Ano do Tigre, acompanhado de um humidificador super exclusivo, pois existem apenas 18 no mundo.
Ressaltou que Cuba enviou a ele, tem na capa um selo de ouro de 24 quilates e anunciou que será entregue a quem enviar a melhor foto fumando uma dessas cigarrilhas curtas.
Malmierca agradeceu ao gerente-geral pelo convite e expressou sua grande satisfação que na Costa Rica também admiram e apreciam os charutos de havana, os famosos charutos cubanos.
O ministro cubano participou na Costa Rica do V Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e sediado por este país de segunda a quarta-feira, para a realização do evento pro tempore Presidência do bloco regional.
Por seu lado, o embaixador cubano na Costa Rica, Jorge Rodríguez, destacou que esta nova instalação faz o deleite dos amantes de charutos cubanos e identifica “nossa identidade cubana, nossas raízes e nossa cultura”.
A Casa del Habano, presente neste país desde 2010, constitui um vínculo que une e une ainda mais os povos da Costa Rica e Cuba, destacou o diplomata cubano.
A inauguração da instalação, localizada no bairro Rohrmoser da capital, contou com a presença dos demais membros da delegação cubana ao V Fórum, clientes e amigos da Casa, bem como membros do corpo diplomático credenciado na Costa Rica, cubanos em estado de missão e residentes nesta nação centro-americana.
A parte cultural ficou a cargo do cantor e compositor cubano Martín González, que interpretou obras de Benny Moré, Silvio Rodríguez e Polo Montañez, entre outros grandes nomes da música cubana de ontem e de hoje.
jf/ale / fav