“Parabenizamos o novo presidente Gabriel Boric e o povo do Chile, com quem compartilhamos uma longa história de luta e resistência latino-americana”, escreveu Arce no Twitter depois de assistir à cerimônia de posse do presidente chileno.
Acrescentou “a certeza de que sua inauguração fortalecerá nossos laços de fraternidade, criando mais pontes de integração” e compartilhou um vídeo mostrando o forte abraço e o breve diálogo afetuoso que teve com Boric ao felicitá-lo após sua posse.
Historicamente, as relações entre a Bolívia e o Chile têm sido caracterizadas por repetidas tensões diplomáticas sobre a demanda da Bolívia por uma saída para o mar perdida pela conquista do Chile de suas costas no século XIX, e pelo descaso do Chile com essa reivindicação.
Em 2013, o governo boliviano levou a disputa ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia para ordenar ao Chile que honrasse suas reiteradas ofertas para negociar um acesso soberano boliviano ao Pacífico, e em outubro de 2018 o tribunal decidiu contra a reivindicação, fechando assim a questão para o Chile.
mgt/mrs/bm