Entre essas propostas, destaca-se a exposição Heroínas, dedicada aos desenhos francófonos contemporâneos e instalada na Biblioteca Central Francisco Martínez Anaya, da Universidad de Oriente Antonio Maceo. Através da criação de protagonistas femininas, idealizada por vinte autoras, a exposição reflete sobre os estereótipos de gênero na novela gráfica, indica a programação do evento.
Sob o design de JC Deveney e Lyon BD Organisation, associação que desde 2005 reúne e federa artistas do gênero, a seleção foca seu olhar nas representações estereotipadas da mulher nos quadrinhos: junto com o herói, disposto a apoiar ou cuidar para ele em caso de um golpe severo.
Por outro lado, a cidade sediará na sede da Alianza Francesa a exposição de pintura em estilo Naïf do grupo Bayate, que se tornou uma homenagem a um de seus membros fundadores: Luis Joaquín Rodríguez Arias.
Os integrantes do grupo, criado há mais de 25 anos, já expuseram seus trabalhos em várias capitais mundiais, enquanto suas peças permanecem em coleções no Uruguai, França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Chile, Haiti, Brasil, Suécia e Suíça.
De acordo com a programação do Dia da Francofonia, também será organizada uma cerimônia virtual naquela cidade do leste, onde participará a Alianza Francesa Zone B, que reúne representantes do México, América Central, Venezuela e Colômbia.
jf/lbl/avd/ls