O diretor de Proteção Civil do território, Williams Guacarán, informou que a contingência devido a um vazamento na linha subterrânea de 16 polegadas da refinaria de Puerto La Cruz vem trabalhando ininterruptamente desde sábado passado, junto com especialistas do Ministério do Ecosocialismo.
O funcionário pediu à comunidade sua total cooperação e advertiu para não utilizar as praias até que a limpeza fosse alcançada.
De acordo com relatórios, o óleo cru vazado chegou a um tanque do coletor de água da chuva que descarrega no mar através do canal principal, localizado na área residencial Guaraguao, em Puerto La Cruz.
Os pescadores afirmam que são observadas barreiras oleofílicas nos canais de água da chuva que descarregam na Baía de Pozuelos.
Após detectar vestígios de hidrocarbonetos nas costas de Lechería, município de Urbaneja, os banhistas foram evacuados das praias de Los Canales, Lido e Cangrejo e ordenados a fechá-las até novo aviso, de acordo com o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do estado, Eduardo Bellorín.
As manchas de óleo também foram observadas nas praias de Paseo de la Cruz y el Mar e Los Cocos, as autoridades relataram e reiteraram que ambas as praias não são adequadas para o uso.
mgt/ycv/bm