O presidente deve fazer o anúncio na Casa Branca na quarta-feira, algumas horas após o discurso do presidente ucraniano Vladimir Zelensky no Congresso dos EUA, no qual ele deve renovar seus pedidos de apoio em face da operação militar russa.
Os novos fundos serão usados principalmente para enviar ao país europeu mais baterias antiaéreas, o The New York Times citou funcionários do governo dos EUA como dizendo.
O dinheiro para financiar este novo pacote faz parte do recentemente aprovado projeto de lei de orçamento que Biden assinou na terça-feira e inclui US$ 13,6 bilhões para apoiar Kiev, onde US$ 1 bilhão já foi enviado para o mesmo propósito somente na semana passada.
No início deste mês, Zelensky realizou outro intercâmbio com cerca de 300 membros do Congresso no qual pediu apoio para enfrentar a Rússia, cuja operação militar visa principalmente desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia, de acordo com o Kremlin.
Os pedidos de Zelenski à Casa Branca e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para lidar com o destacamento de forças russas variaram desde pedidos de fornecimento de equipamento militar até o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea.
No entanto, o Ocidente se opõe a tal movimento com o argumento de que poderia levar a um conflito direto entre os EUA e a Rússia.
Por sua vez, Moscou argumenta que o apoio militar sustentado de Washington a Kiev não facilitará o fim do conflito.
jcm/avr/bm