Com cerca de 400 quilômetros de extensão e ideal para fugir do barulho tempestuoso das cidades, em Mountain Pine Ridge – nome em inglês – as florestas nativas dessas árvores são protegidas e, ao mesmo tempo, seus ecossistemas.
Sempre pronta para receber turistas de todos os continentes, a área natural possui riachos, vales e diferentes espécies do reino animal.
Pica-paus, toutinegras, bicos cruzados, pintassilgos, pássaros azuis orientais e gaviões-real vivem lá. Do outono à primavera, a piranga hepática e o pardal-cantor podem ser vistos. Vários tipos de rãs e peixes, crocodilos, pumas, onças, jaguatiricas, quatis de nariz branco e antas de Baird também compõem a fauna do local.
Para os amantes de caminhadas, recomenda-se explorar este local paradisíaco de mountain bike, a pé ou a cavalo fora da estação chuvosa, estabelecida no período de junho a novembro.
Os agentes de viagens sempre sugerem não deixar de lado as Cataratas de Mil Pés, a maior cachoeira de Belize e da região da América Central, bem como a gruta do Rio Frio, com 400 metros de comprimento.
Segundo os pesquisadores, essa serra foi reconhecida como reserva florestal em outubro de 1944 e, embora tenham sido estabelecidas medidas de controle de incêndios, grande parte da floresta foi destruída pelo fogo em 1949.
Em 1952 a área protegida foi reclassificada como floresta de produção por possuir as características necessárias para a fabricação permanente de madeira.
Segundo os seus mais altos funcionários, este sítio demonstra a viabilidade da gestão sustentável dos recursos, que são utilizados para múltiplos fins.
(Retirado de Orbe)
/hb