Fundada em 1º de junho de 2012 por uma equipe criativa da empresa Production IG, a princípio – lembra seu idealizador George Wada – era pouco mais que nada: cinco pessoas trabalhando em uma sala sem janelas.
Até que seu primeiro projeto, Shingeki no Kyojin (2013), veio à tona, e começou uma revolução que continua até hoje: 10 anos em que o Wit Studio quebrou as paredes da indústria uma e outra vez para nos deslumbrar com propostas de todos os tipos e para todos os gostos.
Que procuram? Uma comédia sombria sobre demônios? Assista Hozuki no Reitetsu (2014).
Uma fantasia cheia de romance no estilo de A Bela e a Fera, mas com uma estética steampunk? Aí está Mahotsukai no Yome (2017) Um drama histórico ambientado nas invasões vikings? Definitivamente, Vinland Saga (2019) é o único.
Uma ficção científica sobre o conflito homem-máquina com toques musicais? Deve ver Viviy: Fluorite Eye’sSong (2021). Game of Thrones na versão de conto de fadas? Então você não pode perder o Ousama ranking.
Sim, aparentemente, não há gênero que resista ao Wit Studio. E o mais surpreendente, ele quase sempre o assume com doses muito altas de qualidade e sucesso.
Não surpreendentemente, quando perguntado sobre a receita, Wada lista três regras de ouro.
A primeira, que sempre escolham cuidadosamente seus projetos para que nenhum deles seja um trabalho menor ou discreto. A segunda, que todos os membros de sua equipe se sintam à vontade com o que fazem. E a terceira, que o produto final não seja afetado por interesses alheios ao plano artístico, razão pela qual em nenhuma de suas séries você encontrará episódios fillers ou “efeito chiclete” que afastam o público do que realmente importa: contar uma história, sem fissuras.
Desta forma, a empresa conseguiu tornar-se sinónimo de excelência e a equipa da sua sede em Musashino continua a crescer. Um projeto sólido é a série Spy X Family e outro é o filme Bubble, que será transmitido exclusivamente na Netflix em 28 de abril, antes mesmo de seu lançamento nos cinemas.
Nada, que com um elenco desses você nem precise de uma sinopse para os amantes de animes terem sorte. Quase, quase, como se fosse nosso aniversário.
Afinal, uma década depois, o Wit Studio promete continuar nos deixando felizes.
(Retirado de Orbe)