A Índia multiplicou suas vendas externas desse item quase seis vezes nos últimos três anos, apesar da pandemia, disse o departamento de informações do governo.
Bangladesh, Vietnã e Nepal estão entre os principais destinos do produto indiano e outros importadores de destaque são Malásia, Mianmar, Sri Lanka, Butão, Taiwan e Omã.
O milho é o terceiro cereal mais importante na Índia, depois do arroz e do trigo, e por ter o maior potencial de rendimento genético entre os cereais, é uma das culturas emergentes mais versáteis e adaptáveis em várias condições agroclimáticas. Na Índia, é cultivado durante todo o ano, representando 85% da área semeada na estação kharif, que é a época da estação chuvosa das monções no subcontinente indiano, que dura de junho a novembro.
Além de ser um alimento básico para humanos e ração de qualidade para animais, o milho serve como matéria-prima/ingrediente básico para muitos produtos como amido, óleo, proteína, bebidas alcoólicas, adoçantes, farmacêutico, cosmético, filme, têxtil, indústrias de goma de mascar, embalagens e papel.
mem/abm/hb