23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Em Cuba painel da FAO sobre gestão agroecológica

Em Cuba painel da FAO sobre gestão agroecológica

Havana, 22 mar (Prensa Latina) O Projeto IRES, o primeiro aprovado e financiado para Cuba pelo Fundo Verde para o Clima, realizará a partir de hoje um painel sobre o uso e gestão de práticas agroecológicas, informou aqui a representação da FAO.

Considerado uma formação em sistemas florestais, agrícolas e pecuários, o evento decorrerá nos módulos agroflorestais que integram o projeto “ Incremento da resiliência climática dos lares e comunidades rurais”, IRES, através da reabilitação de paisagens produtivas em localidades selecionadas.

Segundo o escritório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Cuba explicou que se abordará, entre outras questões, sistemas agroenergéticos para a produção de energia e alimentos no contexto de uma economia circular e medidas de adaptação às mudanças climáticas nos sistemas agrícolas. Também tratará da situação hídrica e das ações necessárias para a conservação do solo nos municípios vinculados a esta iniciativa, considerados vulneráveis aos efeitos do clima.

Implementado pelo Ministério da Agricultura com assistência técnica da FAO, o IRES é a primeira iniciativa financiada pelo Fundo Verde para o Clima e atualmente está trabalhando em sete dos municípios cubanos: Los Arabos, na província de Matanzas; Santo Domingo, Quemado de Güines e Corralillo em Villa Clara e Jobabo, Amancio Rodríguez e Colômbia na província de Las Tunas.

Este programa é o quarto desenvolvido pela FAO na América Latina e no Caribe e busca aumentar a resiliência climática de famílias e comunidades rurais por meio da reabilitação de paisagens produtivas em localidades selecionadas do país caribenho.

Também visa promover o desenvolvimento de sistemas alimentares inclusivos, sustentáveis e resilientes, promover a conservação dos recursos naturais, ajudar o setor agrícola a se adaptar às mudanças climáticas e fortalecer os meios de subsistência locais para a gestão de riscos.

Com esse objetivo, trabalhará por sete anos com 51.713 agricultores familiares, em especial 23.788 mulheres, que promoverão a produção agrícola para promover a segurança alimentar por meio da melhoria dos serviços ecossistêmicos no país.

acl/crc/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES