Orgulho dos juristas de Cuba: promotores, advogados e juízes. Contra o exercício honesto de suas respectivas profissões, todas as campanhas covardes para desacreditar os inimigos da Revolução Cubana fracassarão, escreveu o presidente no Twitter.
A União Nacional de Juristas de Cuba (UNJC) em Havana no domingo passado endossou uma declaração a favor de seus membros, como resultado das calúnias e ataques nas redes sociais contra esses profissionais depois de intervir nos julgamentos derivados dos atos violentos de julho 11 e 12 do ano passado.
O documento destaca que “os juristas cubanos, especialmente os da capital, rejeitam categoricamente e confrontam qualquer tentativa de manipulação da mídia”.
Também adverte que aplicarão a Lei contra quem tentar subverter a justiça que se faz em nome do povo de Cuba, por meio de ameaças ou descrédito.
Esta segunda-feira, o coronel Idays Borges, chefe do Departamento de Atenção a Menores do Ministério do Interior, negou a presença de menores em prisões da ilha, uma das linhas de ataques contra a ilha.
Cidadãos cubanos menores de 16 anos não são processados criminalmente e para aqueles que cometem crimes o país tem um sistema de atendimento, ressaltou.
Disse que o Sistema de Creche faz parte das políticas estaduais de proteção integral de crianças, adolescentes e jovens desde o triunfo da Revolução, ratificado na nova Constituição da República de abril de 2019.
mem/evm /glmv