Desde segunda-feira, o ministro cubano vem mantendo conversações com as autoridades alemãs neste setor a convite do Governo Federal, que está organizando e apoiando os contatos.
O tema central da Transição Energética 2022 é Da Ambição à Ação.
Um número significativo de representantes governamentais de alto nível, empresários e especialistas de diferentes países no setor de energia estão participando dessas reuniões.
Como parte desta iniciativa, Arronte conversou com a Presidente da Federação Alemã de Energias Renováveis, Simone Peter, quando trocaram ideias sobre projetos com empresas alemãs, enquanto o executivo cubano explicou os programas a este respeito na ilha.
Outras reuniões foram realizadas com o diretor geral da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), Francesco La Camera, no sentido de que esta entidade fornecerá apoio financeiro à ilha para a construção de 15 megawatts (MW) em parques fotovoltaicos.
Irena também prometeu fortalecer o intercâmbio com a matriz energética da maior das Antilhas.
O governo cubano procura fortalecer variantes sustentáveis para resolver problemas energéticos utilizando mecanismos limpos, tais como fontes de energia solar e eólica.
mem/rfc/bm