A lista de convidados estrangeiros inclui o cantor e compositor Ricardo Cocciante, o estilista Nino Lettieri e o compositor Gatto Panceri, autor da música Vivo por ella; além das artistas Sonia Mazza, Rossella Zitiello e Sara Scognamiglio; todos do país da península apenina.
Os organizadores do evento, que envolve a Empresa de Gravações e Edições Musicais (Egrem), o Ministério da Cultura e o Instituto Cubano de Música, confirmaram a presença da intérprete espanhola Pilar Boyero e do mexicano Samuel Casteli, vencedor do show de talento La Academia.
A também professora e apresentadora da nação ibérica definiu-se como uma eterna amante da música e do povo de Cuba; Ela aludiu à miscigenação, aos ritmos que emanam das raízes e à idiossincrasia caribenha e relembrou sua colaboração com a cantora Omara Portuondo e o grupo Buena Fe.
Segundo Boyero, sua apresentação nesta terça-feira no programa inaugural do Hotel Nacional contará com a colaboração do pianista da ilha Alejandro Falcón e, em sua opinião, a maior das Antilhas é uma casa onde sempre encontra beleza, alegria e sinceridade.
Outras figuras estrangeiras que se somam a esta proposta são o estilista Dayán Naziri e Michele Curto, presidente da Agência de intercâmbio cultural e econômico com Cuba, que em uma coletiva de imprensa expressaram o valor do encontro como espaço de desenvolvimento para jovens intérpretes.
O evento incluirá um variado programa de concertos, uma feira internacional de negócios, um desfile de moda, um evento gastronómico e quatro noites no Teatro Nacional, durante as quais 16 jovens da ilha vão procurar a vitória num concurso de representação perante um júri.
Nos próximos dias, Havana receberá outros expoentes do mundo artístico da Espanha, México e Estados Unidos e contará com atuações de talentos locais como Mayito Rivera, Adrián Berazaín, Niurka Reyes, Elito Revé, Pedrito Calvo, Tony Ávila e Toques del Rio
acl/dgh/hb