Apresentando o documento em conferência de imprensa, o diretor da entidade, Andrew Jeffries, citou a comprovada resiliência da economia nacional e a elevada taxa de vacinação contra a Covid-19 como sinais auspiciosos.
Em 2020, o PIB vietnamita cresceu apenas 2,91% e em 2021 caiu para 2,58, mas já no primeiro trimestre de 2022 cresceu pouco mais de 5,0%.
Vários setores tiveram uma melhora apreciável -principalmente os que compõem a agricultura, silvicultura e aquicultura-, enquanto outros como a indústria de transformação, construção, serviços e exportação mostram sinais de recuperação em meio à flexibilização das medidas contra a doença
Jeffries considerou que a economia da nação indochinesa se recuperará totalmente este ano e os seguintes terão um aumento de 6,7%.
Outras organizações regionais e internacionais estimam que em 2022 o PIB do Vietnã crescerá acima de 5,0% devido à sua resposta flexível à pandemia e a um melhor cenário global.
Na década anterior ao surto de Covid-19, a economia vietnamita cresceu a uma taxa de mais de seis por cento, entre as mais altas do planeta.
mem/asg / fav