O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, indicou que ambos os líderes visitarão a instalação de lançamento espacial e discutirão questões de seu desenvolvimento futuro. “É um dos nossos maiores projetos econômicos e de alta tecnologia”, explicou.
Informou que Putin e Lukashenko discutirão a situação em torno da Ucrânia, as questões da agenda bilateral e realizarão uma entrevista coletiva.
A Rússia celebra o Dia da Cosmonáutica todo dia 12 de abril, em homenagem ao primeiro voo tripulado fora da atmosfera da Terra, feito por Yuri Gagarin na espaçonave Vostok-1.
A façanha continua a ser considerada um símbolo da grandeza do programa espacial da antiga União Soviética, mas também um desafio para o governo russo e os cientistas deste país dedicados às viagens e exploração espacial.
O mundo comemora esta terça-feira o Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados, em memória do feito do jovem cosmonauta soviético de 27 anos, “um acontecimento histórico que abriu caminho à exploração do espaço em benefício de toda a humanidade” de acordo com a resolução das Nações Unidas que justificou a comemoração.
Na homenagem aos 60 anos, em 2021, Putin lembrou que nos últimos dois anos e meio o país realizou mais de 50 lançamentos espaciais.
Ele assegurou que a nação sempre se orgulhará de ter se tornado pioneira na exploração espacial.
acl/mml/cm