A convocação foi feita conjuntamente entre a União de Informática de Cuba (UIC) e a Associação Cubana das Nações Unidas (ACNU), em cuja sede foram divulgados os detalhes da reunião.
De acordo com as declarações de María Alfonso, vice-presidente da UIC, um dos principais objetivos do evento é consolidar a própria visão que as Grandes Antilhas defendem nesta área.
Também se tornará um espaço integrador de intercâmbio onde diversos atores como academia, sociedade civil, especialistas e representantes do governo poderão discutir temas como o desenvolvimento local, o conceito de Internet para todos e o uso que fazem dessa ferramenta. crianças e adolescentes, disse.
Como disse, será dada ênfase à criação de conteúdos que favoreçam o bem-estar do cidadão e a divulgação da realidade cubana, e que promovam o respeito entre as pessoas em relação ao uso da rede de redes.
O uso responsável e descolonizador da Internet será uma questão primordial a ser abordada, afirmou.
Ele ponderou, neste momento, a necessidade de estimular a geração de temas relevantes para a internet a partir da localidade, e a importância da busca de mecanismos capazes de instruir a população na gestão ética das instalações do ciberespaço.
O encontro também é convocado para contribuir com o processo de transformação digital empreendido pelo país, disse.
Os critérios de inscrição no evento serão conferidos pela contribuição de temas feita pelos interessados, acrescentou o responsável.
Aqueles que desejam participar, esclareceu, devem ser membros da sociedade civil cubana, composta até hoje por 137 membros coletivos e trezentos membros individuais.
A presidente da ACNU, Norma Goicochea, considerou que este é um espaço para demonstrar a força da sociedade civil cubana.
Será uma plataforma participativa, democrática, inclusiva a partir da qual também será abordada a narrativa que visa atacar o território e distorcer a realidade nacional, referiu.
O II Fórum de Governança da Internet, assegurou, também faz parte das muitas atividades desenhadas pela ACNU, e que se estenderão ao longo deste ano, para comemorar o 75º aniversário da organização, que será comemorado no próximo mês de maio.
mem/ifs/glmv