Após vários meses de preparação, estudantes, docentes e trabalhadores deste setor vão acompanhar todas as alterações curriculares aprovadas nos anos letivos 2019-2020 e 2021, tendo por base a situação epidemiológica provocada pela Covid-19 nas várias instituições do país.
O Ministério do Ensino Superior (MES) afirmou que nesta fase será dada prioridade à atenção sociopolítica, educativa e académica aos alunos do primeiro e último ano de cada carreira para garantir a conclusão dos estudos.
Entre as novidades desse curso estava a criação de duas variantes de faculdades universitárias: a primeira, para aumentar a renda em carreiras deficitárias ou de interesse especial; e a outra, destinada a alunos, no final do 12º ano, podendo ingressar e receber um curso preparatório sobre conteúdos que contribuam para a sua transição bem sucedida na carreira, com destaque para o primeiro ano.
O MES especificou que, desta forma, as universidades cubanas mantêm os desafios fundamentais de fortalecer o espírito de inovação, aprofundar o conhecimento das ciências básicas e estabelecer a correta colocação dos graduados em empregos de acordo com suas habilidades.
Da mesma forma, reitera que no ano letivo de 2022, as universidades manterão o estrito cumprimento das medidas higiênicas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde Pública contra o Covid19.
mem/yaa/glmv