Um comunicado de imprensa da Unión Eléctrica explicou que a usina termoelétrica Antonio Guiteras, cuja única unidade é o maior gerador do país, relatou outra falha quando foi sincronizada com o sistema nacional de eletroenergia, o que a impede de arrancar.
A nota acrescenta que esta situação é agravada pelo fechamento de uma unidade da usina termoelétrica de Máximo Gómez, na cidade de Mariel, no oeste do país.
As autoridades do setor advertem que, como resultado desta situação, o serviço será afetado e pedem a implementação de medidas de economia para reduzi-las.
Cerca de 65% do consumo energético da ilha é produzido pelas oito usinas termoelétricas do país, que são apoiadas por geradores e estações de energia renovável, sendo estas últimas responsáveis por 5% da geração total.
Nos últimos meses, várias plantas baseadas no petróleo foram afetadas pelo não cumprimento dos ciclos de manutenção devido ao impacto da crise econômica e do bloqueio dos EUA, o que dificulta o acesso a suprimentos e créditos.
Entre as soluções desenvolvidas pelo governo cubano para lidar com esta situação está o comissionamento de plantas flutuantes de geração de óleo.
jcm/jfs/bm