O decreto presidencial, endossado pelas duas câmaras do Congresso, declara o lítio de utilidade pública, para o qual não serão concedidas concessões, contratos ou licenças a empresas privadas ou estrangeiras.
Da mesma forma, destaca a criação de um órgão público especial descentralizado que ficará encarregado da exploração e uso do mineral, que deve ser formado em menos de 90 dias.
Da mesma forma, o Serviço Geológico Mexicano auxiliará a agência na localização e reconhecimento de áreas geológicas nas quais existam prováveis reservas de lítio. O referido decreto entrou em vigor com as reformas do Executivo aos artigos 1º e 10º da lei, bem como um aditamento ao artigo 5º.
Consequentemente, a partir desta quinta-feira, o governo pode efetivar o anúncio feito ontem pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, de rever todos os contratos autorizados de lítio. O presidente explicou que este exame será devido a acontecimentos como o acordo entre uma empresa britânica que vendeu um contrato de concessão do mineral de lítio em Sonora a uma transnacional estrangeira.
López Obrador insiste na necessidade das pessoas compreenderem plenamente a importância do lítio, já considerado ouro branco porque o futuro energético mundial dependerá desse mineral, já que todas as baterias e equipamentos de armazenamento de eletricidade dependerão dele.
Para a indústria automóvel será fundamental, e para isso não será necessário esperar muito, pois já se iniciou um processo de transformação tecnológica para que num futuro muito próximo a frota automóvel mundial seja movida a eletricidade e não a combustíveis fósseis combustível como está agora.
À crítica da nacionalização sob a alegação de que o México não tem tecnologia para desenvolvê-la, o presidente respondeu que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque se o país não tem agora, pode desenvolvê-la ou mesmo adquiri-la, mas o importante é que o lítio está em mãos mexicanas.
Ele confirmou que todos os contratos autorizados de lítio serão revisados. Os assinados para outros minerais não estão suspensos, não é para prata, não é para ouro, para cobre, é apenas para lítio, reiterou.
jcm/lma/jcfl