A notável diminuição dos casos de Covid-19 nas últimas duas semanas permitiu que esses e outros países do Sudeste Asiático relaxassem as medidas de controle e prevenção, também apoiadas pelo aumento dos níveis de vacinação.
Nesta terça-feira, por exemplo, o Camboja apenas reportou dois infectados com SARS – CoV-2 e o Governo considerou que era chegado o momento de libertar os cidadãos do uso de máscaras, embora tenha aconselhado a usá-las em locais com grande presença de público ou se apresentar sinais de infecção.
Singapura, onde a taxa de vacinação ultrapassa os 93%, manteve a utilização destes meios de protecção em locais de grande afluência de público, mas permitiu o regresso ao trabalho e isentou os turistas da obrigação de apresentar os resultados do teste de detecção da doença.
A Tailândia fez o mesmo em relação à entrada no país de quem apresenta atestado de vacinação. Na Indonésia, o presidente Joko Widodo anunciou que as medidas de contenção da Covid-19 serão em breve flexibilizadas e será declarada uma doença endêmica.
O mesmo está previsto para o Vietnã, nação do Sudeste Asiático onde a situação epidemiológica é mais complicada com quase 10,6 milhões de infetados. Mas os casos e mortes caem por dias e o país entra na chamada nova normalidade.
jcm/asg/cm