Um navio iraniano carregado de hidrocarbonetos com destino à Síria foi interceptado há poucos dias no mar e ainda está sendo impedido de navegar para a Síria, revelou Dakhlala em entrevista à rádio Sham FM.
Ele também anunciou que vários navios com trigo foram levados para os portos romenos onde seu conteúdo foi descarregado e tiveram que retornar sem poder acessar os portos sírios.
“A Lei César é criminosa e sem precedentes na história e, infelizmente, entidades comerciais, inclusive de países amigos, a temem”, disse.
Em sua opinião, “essas empresas não estão dispostas a perder um bilhão de dólares em seus negócios com os Estados Unidos em troca de ganhar 10 milhões em seu comércio com a Síria”.
Em junho de 2020, os Estados Unidos impuseram unilateralmente novas sanções extraterritoriais contra a Síria sob o nome de Caesar Act, visando sufocar Damasco.
As autoridades asseguram que as políticas de bloqueio e a imposição de medidas econômicas coercitivas têm sido parte das disposições cegas do Ocidente e a outra face do terrorismo que derramou o sangue dos cidadãos desta nação árabe.
O país exportava petróleo bruto e trigo antes da guerra, em 2011, e hoje enfrenta a escassez desses dois itens e atribui isso aos saques das forças norte-americanas na região nordeste.
acl/fm/cm