Com estes três gols, Marcel soma 90 gols no futebol costarriquenho, superando o eslovaco Josef Miso, que acumulou 88 gols em sua vida neste esporte na Costa Rica e que por 15 anos foi até ontem à noite o ocupante do primeiro lugar entre os 10 maiores artilheiros estrangeiros nos torneios da primeira divisão local.
O gol de empate com Miso foi marcado por Marcel aos seis minutos de jogo contra a Grécia, recebendo passe na grande área, virando e rebatendo a bola para longe do goleiro rival, Antonny Monreal.
O desempate que fez dele o novo líder estrangeiro, Marcel marcou apenas cinco minutos depois, aos 11′, ao receber um passe longo e passar de vários adversários, incluindo um mano a mano com o goleiro Monreal, que também não conseguiu parar o artilheiro cubano.
Quase imediatamente, o escritor esportivo local Christian Sandoval escreveu em seu perfil pessoal na rede social Twitter, @csandovalp: “É assim que rasga a história o cubano!
Sozinho, com uma dobradinha e como artilheiro do torneio; 15 anos após a marca de Josef Miso (88), é assim que você entra hoje na história do futebol Tico, para ser o melhor artilheiro estrangeiro de todos os tempos com 89. Craque@marcelhdez89” .
Mas havia mais por vir e numa noite de gala, Marcel fez o terceiro gol contra a rede adversária aos Panenka, em cobrança de penalti aos 66’.
Com isso, Marcel contribuiu muito para o Cartaginés manter o segundo lugar no Torneio Clausura no início da 17ª rodada e com cinco restantes para concluir a fase regular e os quatro primeiros avançarem para a semifinal.
Se o time vencedor da semifinal for o regular, levantará a taça do campeão. Caso contrário, os vencedores do regular e da semifinal se enfrentarão em desafios de ida e volta para definir quem leva o troféu para sua apresentação.
Os 10 maiores artilheiros estrangeiros na primeira divisão do futebol costarriquenho:
Posição Jogador País Gols
1 Marcel Hernandez Cuba 90
2 Josef Miso Eslováquia 88
3 Jorge Barbosa Brasil 84
4 Odir Jacques Brasil 82
5 Claudio Ciccia Uruguai 78
6 Adonis Hilário Brasil 71
7 Diego País Argentina 59
8 José Cancela Uruguai 56
9 Nilton Nóbrega Brasil 51k
10 Fabrizio Ronchetti Uruguai 50
oda/ale/cm