Nossa agência está pronta para promover e auxiliar os esforços das agências etíopes para mudar a situação atual no país, disse Russell durante uma reunião na capital com o vice primeiro ministro Demeke Mekonnen.
Estamos prontos para estender a assistência necessária em áreas prioritárias identificadas pelo governo, disse ele, e apelou para a consideração prioritária nos esforços de assistência para mulheres e crianças, as mais vulneráveis em situações de desastres naturais ou conflitos.
Disse que sua atual viagem aos países da África Oriental tem como objetivo examinar os efeitos da seca na região e chamar a atenção da comunidade internacional para a necessidade de doações urgentes.
Mekonnen, que também é ministro das relações exteriores, discutiu com o diretor executivo formas de expandir os programas de desenvolvimento e o trabalho humanitário do UNICEF na Etiópia, informou a nota.
Também “agradeceu à entidade da ONU por suas atividades e mencionou projetos sobre o empoderamento da mulher, segurança infantil, educação e desenvolvimento de água limpa”, entre outros.
Sendo assim explicou várias medidas tomadas pelas autoridades federais para lidar com as consequências do conflito armado contra a Frente de Libertação do Povo Tigray no norte e para mitigar o impacto da grave seca em algumas partes do país.
Todos os nossos esforços para reconstruir a infraestrutura e reabilitar os cidadãos precisam de amplo apoio das agências de ajuda, incluindo a Unicef, disse ele.
jcm/raj/bm