Em declarações à Prensa Latina, Leslie Perera, especialista comercial dessa instituição histórico-cultural, explicou que os volumes constituem uma compilação de suas obras críticas e destacou a notável aceitação da nova edição de La Edad de Oro.
O texto Seguindo os passos de José Julián Martí Pérez (1853-1879) tem como peculiaridade, expressou, a inclusão de um mapa com os lugares visitados pelo intelectual na capital, entre eles, a Catedral e o Grande Teatro de Tacón, hoje Grande Teatro de Havana Alicia Alonso.
Outro dos títulos presentes na trigésima edição do evento literário é Fuego y ala, um esboço biográfico do escritor do país caribenho dedicado às crianças e jovens, escrito por Aurora Domínguez, doutora em ciências filosóficas e professora de língua espanhola e sociolinguística.
A lista de livros comercializados pelo escritório inclui Ser homem em Martí, uma abordagem inteligente, polissêmica e inclusiva de sua autora Mayra Martínez, precursora dos estudos de gênero no campo da pesquisa sobre o Herói Nacional de Cuba.
Versos, por sua vez, contém estrofes emblemáticas do Apóstolo e as considerações do ensaísta José Lezama Lima, para quem a poesia de Martí segue duas vertentes: Versos Simples em que retorna à criação popular e Versos Livres, abertos a novas possibilidades de palavras.
acl/dgh/hb