Kishida chegará aqui na tarde de sábado vindo da Indonésia, para atender a um convite de seu colega vietnamita, Pham Minh Chinh, com quem manterá conversas oficiais amanhã.
Em sua primeira visita à nação indochinesa desde que assumiu o cargo em outubro do ano passado, o chefe de governo japonês também terá reuniões com o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong; Presidente Nguyen Xuan Phuc; e o chefe da Assembleia Nacional, Vuong Dinh Hue.
Em novembro do ano passado, durante uma visita de Minh Chinh ao Japão, as partes emitiram uma declaração conjunta na qual manifestaram a vontade de aprofundar a associação estratégica bilateral e afirmaram que suas relações atravessam o melhor momento da história.
O Japão é um dos principais investidores no Vietnã com cerca de 4.800 projetos avaliados em mais de 65 bilhões de dólares.
Além disso, o maior doador de Assistência Oficial ao Desenvolvimento com cerca de 27 bilhões de dólares, quase 30% do total alocado pelo governo japonês para outros países ao redor do mundo.
Kishida faz um tour pelo Sudeste Asiático que, além da Indonésia e do Vietnã, inclui a Tailândia. Mais tarde, ele viajará para a Itália e o Reino Unido.
car/asg/jcfl