O distrito de Banda, no leste de Uttar Pradesh, registrou 47,4 graus Celsius em abril, com muitos lugares também registrando temperaturas recordes para o mês.
Allahabad, Jhansi e Lucknow, também em Uttar Pradesh, tiveram 46,8, 46,2 e 45,1 graus, respectivamente.
Gurugram em Haryana e Satna em Madhya Pradesh mediram seus respectivos máximos para o mês em 45,9 e 45,3.
O observatório do Complexo Esportivo de Delhi registrou 46,4 graus Celsius, Ganganagar de Rajasthan atingiu 46,4, Nowgong de Madhya Pradesh 46,2 e Chandrapur de Maharashtra 46,4.
Nova Déli sofreu seu segundo abril mais quente em 72 anos, com uma temperatura média mensal alta de 40,2 graus Celsius.
O noroeste da Índia registrou temperaturas acima do normal desde a última semana de março e os especialistas atribuem isso à ausência de chuvas leves e trovoadas periódicas, típicas desta época do ano, devido à ausência de distúrbios ativos no Oeste.
O IMD emitiu um alerta de código de quatro cores “laranja” alertando a população para estar preparada para este sábado.
Para domingo, especialistas preveem céu parcialmente nublado, chuva leve e uma tempestade de poeira com ventos de até 50 quilômetros por hora, o que pode aliviar temporariamente o calor intenso.
As ondas de calor afetam a saúde, a agricultura e a disponibilidade de água e, embora as mortes por essa causa na Índia tenham diminuído ao longo dos anos, o bem-estar físico e mental das pessoas é afetado por temperaturas extremas.
Nas regiões do Himalaia, um dos principais efeitos é a aceleração do derretimento das geleiras, principal fonte de água para milhões de pessoas.
car/abm/ml