Segundo o jornal, as autoridades alemãs tomaram esta decisão e ignoraram os avisos dos especialistas militares, segundo os quais apenas cerca de 40 Panzerhaubitze 2000 howitzers, de um total de 119 à disposição da Bundeswehr, estão operacionais.
O treinamento dos militares ucranianos no manuseio dessas peças de artilharia pesada, com um alcance de até 40 quilômetros, será realizado em território alemão.
Na semana passada, Berlim aprovou o fornecimento de 50 tanques antiaéreos Gepard, marcando a primeira vez que a Alemanha consentiu com a entrega de armas pesadas para Kiev diretamente de seu território.
Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma operação militar especial em resposta a um pedido das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, diante do aumento dos ataques de Kiev.
Putin salientou que os planos de Moscou não incluem a ocupação da Ucrânia e que o objetivo das operações é desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.
Recentemente, o estadista advertiu que a Rússia responderá com uma blitzkrieg se alguém se propuser a interferir nos eventos em andamento e criar ameaças estratégicas inaceitáveis a Moscou.
mem/to/amp/bm