O presidente, que foi imediatamente ao local, enfatizou em sua conta no Twitter em uma mensagem para compatriotas e amigos ao redor do mundo que “Havana está em choque” após a explosão acidental de um tanque de gás que ruiu uma grande parte do edifício.
Em outro tweet, ele destacou que “a resposta imediata dos estudantes e jovens da capital que vieram doar sangue para os feridos é comovente e comovente. Esta é a nossa juventude”.
Ele também expressou confiança “no profissionalismo de nossos bombeiros, equipes de resgate e resgate e todo o pessoal de saúde cujas mãos e perícia descansam a esperança das famílias e amigos das vítimas deste doloroso acidente”.
No momento de escrever estas mensagens, o presidente cubano relatou nove mortes e 40 feridos, e transmitiu suas “mais sentidas condolências e acompanhamento sincero às famílias e parentes das vítimas”. Fuerza Cuba”.
Foi relatado que no momento do acidente o hotel estava sem hóspedes e apenas um grupo de trabalhadores estava lá dentro.
A forte detonação também causou danos a outros edifícios próximos e ao longo do dia os esforços de resgate continuaram a resgatar e salvar pessoas que ainda podem estar sob os escombros.
mem/rc/bm