A pesquisa, realizada pelo pesquisador M&R Consultores e apresentada no dia anterior, indica que 73,6% da população disse que se sentia mais segura e apenas 16,5% disse que se sentia menos segura.
Uma das questões que gera grande satisfação na sociedade é a segurança cidadã, que continua sólida, como tem sido historicamente, explicou à imprensa o analista Francisco Bautista.
Segundo Bautista, as pessoas percebem segurança e tranquilidade, o que permite a prosperidade e a convivência em comum nas comunidades.
Raúl Obregón, gerente geral da M&R Consultores, informou que o índice de satisfação da população é de 65,6%, enquanto que aqueles que estão insatisfeitos representam 20,4%.
Bautista se referiu à democracia não como um simples processo eleitoral, mas como a participação efetiva dos cidadãos, a aquisição de direitos e a prosperidade comum.
Por sua vez, o analista Javier Díaz destacou que levando em conta as pesquisas, a direção que o Presidente Daniel Ortega e sua adjunta, Rosario Murillo, estão dando ao governo é a correta, com uma liderança orientada para a paz, harmonia e estabilidade.
Correspondendo ao primeiro trimestre de 2022, o estudo foi realizado a nível nacional nos 15 departamentos, além das duas Regiões Autônomas do Caribe, com o uso da técnica de entrevista presencial, disse a pesquisadora.
mem/ybv/bm