A cerimónia decorreu na Aula Magna da instituição formadora e valorizou o legado do professor falecido a 27 de abril, que ocupou cargos significativos no sistema educativo nacional, incluindo o de reitor do Instituto Superior de Ciências Médicas.
Durante o ato, a atual reitora do HU, Miriam Nicado, leu a resolução de reconhecimento e o grupo Coral Universitaria homenageou a professora por meio da interpretação de canções emblemáticas como: La guantanamera e Cantares, obra com letra de Antonio Machado e música de Joan Manuel Serrat.
Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira, Vela Valdés é uma das figuras mais ligadas aos destinos daquela entidade, desde a década de 1960 na sua qualidade de dirigente da Federação dos Estudantes Universitários (FEU) e reitor da segunda instituição de ensino superior mais antiga no país.
O texto também reconhece o extenso histórico de atendimentos em outros espaços de ensino, entre eles, a Universidade de Camagüey e sua responsabilidade como Vice-Ministro do Ensino Superior e em diversas missões dentro do Ministério da Saúde Pública.
A também merecedora de inúmeras medalhas, distinções e prêmios, assumida como presidente da União de Universidades da América Latina; professor honorário do Centro de Estudos Superiores San Andrés em La Paz, Bolívia, e membro do Conselho da Universidade das Nações Unidas.
De acordo com o documento, devido à sua carreira no HU e à sua marca indelével na educação da maior das Antilhas, a comunidade académica determinou a atribuição desse título post mortem, na presença de autoridades ministeriais, diretores, professores e alunos .
mem/dgh/glmv