De acordo com um comunicado do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o mês passado empatou com abril de 2010 como o quinto mais quente em um recorde climático de 143 anos.
A Ásia, subindo 2,62 graus Celsius acima da média, teve seu abril mais quente de todos os tempos, de acordo com um banco de dados que remonta a 1910.
Também revelou que a temperatura global nos primeiros quatro meses ficou 0,87 ºC acima da média, o que o torna o quinto quadrimestre mais quente.
Outros dados climáticos relevantes mostram que a cobertura de gelo marinho do Ártico foi a décima primeira menor para abril desde o início da coleta de informações em 1979, enquanto a extensão da Antártida, por sua vez, empatou com 1981 como a quarta menor de que temos notícias.
Da mesma forma, durante o quarto mês do ano, cinco ciclones tropicais foram formados ao redor do globo, com o tufão Malakas no Oceano Pacífico ocidental como seu expoente mais severo, que se intensificou ao equivalente a um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson.
A fonte revelou ainda que entre janeiro e abril de 2022, registaram-se um total de 23 ciclones tropicais, um valor próximo da média.
acl/ifs/hb