A iniciativa, planejada como parte do Mês da Cultura Francesa na maior das Antilhas, é precedida por um intercâmbio semelhante entre o famoso compositor do país europeu e a Orquestra Sinfônica Nacional, que ocorreu na semana passada.
Falando à Prensa Latina, o embaixador de Paris na nação caribenha, Patrice Paoli, disse que as atuais atuações da votação são o resultado de alianças feitas pelo diretor multipremiado durante uma viagem à ilha em 2019.
O diplomata disse que o intercâmbio musical é um dos mais significativos e mencionados entre os compositores selecionados para o encontro de terça-feira o pianista e professor alemão Ludwig van Beethoven e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
Desde 2013, o Ballot é o maestro convidado do Festival Brucknertage na Abadia de St. Florian na Áustria e, juntamente com Norbert Taubl da Filarmônica de Viena, é um dos fundadores da orquestra Klangkollektiv Wien, definida pela diversidade, modernidade e continuidade.
O grupo apresenta membros dos melhores conjuntos da capital austríaca na apresentação de um repertório de clássicos por compositores como Joseph Haydn, conhecido como o pai da sinfonia e o pai do quarteto de cordas, por suas contribuições significativas para ambos os gêneros.
Organizado até 26 de maio, o Mês da Cultura Francesa inclui também Cómala, uma peça de dança contemporânea inspirada no texto Pedro Páramo de Juan Rulfo, dirigida pelo bailarino e coreógrafo franco-colombiano Alexi Marimón e em coordenação com a companhia de Rosario Cárdenas.
jcm/dgh/bm