Em sua conta no Facebook, o conhecedor começou a publicar uma série de artigos sobre o assunto, que também apareceram na revista digital El Economista de Cuba.
Perelló aponta que na atualidade o discurso sobre o desenvolvimento local baseado no turismo é frequente e, como ponto de partida, a verdadeira premissa de que os territórios são os principais protagonistas envolvidos na criatividade e inovação.
Ambos os conceitos visam a recuperação ou concepção de projetos de desenvolvimento econômico, com base no potencial da indústria de viagens.
Nesse sentido, diz o estudioso, é válido reconhecer que a visão de desenvolvimento local reivindica a importância das pequenas e médias empresas no território como construção social e representa o que se denomina Endógeno ao processo de desenvolvimento.
Sobre o assunto, aponta em especial para o chamado turismo de pequena escala.
Para suas análises, prevalece uma abordagem crítica contra o discurso hegemônico que vê no turismo apenas um fator de crescimento econômico e um elemento-chave para o desenvolvimento. Isso contribui para melhorar as condições de vida.
Esses casos destacam que as obras abordam tanto o problema da desigualdade social, quanto a questão ambiental e cultural, mostrando o desenvolvimento do turismo, em um quadro de brutal competição global e desregulamentação.
Reveja que é uma administração local em um território legalmente determinado. Ele menciona que é um setor associado à produção de condições econômicas, sociais, ambientais e culturais específicas.
Mais adiante, refere que o turismo, por si só, não desenvolve nenhum território, mas pode contribuir para a prosperidade local se for concebido como instrumento de inclusão, articulação e dinamização social, ambiental e económica.
Entre vários exemplos, ele cita a experiência de boas práticas do projeto de Desenvolvimento Local Pintura Mural em Homenagem ao escritor Ernest Hemingway, em Cojímar, Havana, que atualmente está incluído em roteiros turísticos da capital e premiado.
Neste espaço de geoturismo convergem harmoniosamente conceitos ambientais, históricos, artísticos e estéticos que, respeitando as normas urbanísticas, resgatam o patrimônio histórico.
Precisamente as autoridades em Cuba promovem o desenvolvimento local de várias maneiras, especialmente alimentar e agrícola, agora com um novo conceito do ponto de vista turístico.
mem/rfc/jcfl