O responsável salientou que estão a ser realizados trabalhos em vários setores dos municípios de Catatumbo, Colón, Francisco Javier Pulgar e Sucre, onde a época das chuvas provocou o transbordamento dos rios Zulia, Chama e Escalante, além do rompimento de barragens e retenção paredes.
“Trata-se do caso da Lagoa de Birimbay, onde várias equipes estão sendo mobilizadas, inclusive um jumbo anfíbio, que permite a retomada do curso d’água e impede que seja represado e retorne aos municípios de Santa Bárbara e Encontrados”, ele explicou Rosales.
Ressaltou que vários rios que circundam o sul do Lago Maracaibo e que nascem na Cordilheira dos Andes da Venezuela e Colômbia apresentam um aumento inusitado do nível das águas.
Por sua vez, o prefeito do município de Colón, Nervins Sarcos, alertou que o rio continua crescendo o tempo todo, quebrou um muro no setor El Capitan e muita água está sendo represada no setor La Laguna, tudo o que vem do rio Zulia e causando muita pressão a jusante.
Grupos estratégicos estão implantados na área, incluindo funcionários do Corpo de Bombeiros, Polícia, Segurança Cidadã e diversas direções, que permanecem vigilantes diante dos danos causados pelas chuvas ocorridas nos últimos dias.
Enquanto os habitantes do município de Catatumbo, na localidade de Encontrados, se preparam para o risco de inundações, os moradores reforçam suas casas e erguem muros para qualquer eventualidade, devido à grande quantidade que desce do rio Zulia.
Enquanto isso, o Ministério das Relações, Interior, Justiça e Paz, informou através de sua conta na rede social twitter, que o governo enviou mais de cinco toneladas de alimentos para as áreas afetadas nos municípios de Sur del Lago.
mv/ycv/jcfl