Em sua página no Facebook, o Ministério das Relações Exteriores indicou que as proibições de uso do dólar por Cuba com os Estados Unidos e países terceiros permanecem em vigor.
Ele acrescentou que as medidas e os esforços para impedir o fornecimento de combustíveis vitais para a ilha caribenha também continuam.
A lista arbitrária de Washington de mais de 200 entidades cubanas, tanto estatais quanto não estatais, para as quais existem restrições adicionais por parte do governo dos Estados Unidos continua em vigor, lembra o texto.
Como parte do cerco ao povo da maior ilha do Caribe, seus habitantes estão impedidos de acessar mais de 150 websites dos EUA, diz a mensagem.
Na segunda-feira passada, o Departamento de Estado anunciou o restabelecimento dos vôos comerciais para todas as províncias cubanas. Também a suspensão do limite de 1.000 dólares por trimestre nas remessas.
Em uma nota de informação, ele anunciou o restabelecimento de um programa de reunificação familiar e um aumento dos serviços consulares e do processamento de vistos, entre outras medidas que Cuba considerou insuficientes, embora na direção certa.
mgt/ool/bm