Stevenson, um oficial do Império Britânico e uma importante personalidade da dança nas últimas décadas, liderará uma equipe encarregada de elaborar uma agenda de apresentações para comemorar os 120 anos de relações diplomáticas entre o Reino Unido e o país caribenho.
Além disso, a temporada de apresentações programada para 10-19 de junho no Teatro Nacional celebrará o Jubileu Platino de Sua Majestade Isabel II (70 anos de seu reinado).
Segundo informações do conjunto liderado pela prima ballerina Viengsay Valdés, o repertório de Stevenson incluirá sua conhecida versão do pas de deux Esmeralda e Tres preludios.
Também apresentarão a peça Requiem, inspirada no Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart, na qual a companhia cubana dividirá o palco com solistas e o coro do Teatro Lírico Nacional, de acordo com o comunicado.
A equipe da coreógrafa britânica, atualmente diretora do Texas Ballet Theater, contará com a experiência da diretora associada da escola ligada a essa entidade, Kathryn Warakomsky-Li, a diretora artística assistente Li Anlin.
A comitiva de artistas estrangeiros é completada pelos dançarinos Valentín Batista, David Schrenk e Henry Winn, que se apresentarão como artistas convidados do Ballet Nacional de Cuba, reconhecido como Patrimônio Cultural da maior das Antilhas.
jcm/lbl/bm