Segundo o porta-voz da entidade militar, major-general Igor Konashénkov, os mísseis aéreos de alta precisão atingiram três postos de comando e 36 áreas de concentração de forças e equipamentos militares das tropas inimigas.
Além disso, seis depósitos de munição foram destruídos em diferentes locais da autoproclamada República Popular de Donetsk e um grande estoque de projéteis de calibre 155 milímetros para obuses M-777 dos EUA.
Por sua vez, a artilharia das forças terrestres russas atacou cerca de 700 alvos militares ucranianos no último dia, incluindo 84 postos de comando, 463 centros de montagem de tropas e armas.
137 unidades de artilharia e morteiros, 13 tanques e veículos de combate blindados, quatro lançadores de foguetes múltiplos Grad e três depósitos de munição também foram destruídos por essas tropas.
Enquanto isso, unidades de defesa aérea russas derrubaram cinco drones ucranianos e interceptaram quatro projéteis do sistema de foguetes de lançamento múltiplo Smerch.
A aviação deste país abateu um caça MiG-29 ucraniano, destruiu um sistema de mísseis antiaéreos Buk-M1 e eliminou cerca de 210 soldados inimigos no último dia.
A Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as autoridades das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda para repelir o aumento da agressão e os intensos bombardeios de Kiev.
Anteriormente, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e ajuda militar.
Em seu discurso para informar sobre o início da operação, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o objetivo é proteger a população de Donbass dos abusos e genocídio de Kiev durante os últimos oito anos, além de “desmilitarizar” e “desnazificar” Ucrânia.
Desde o início dos confrontos, o Ministério da Defesa russo enfatizou que os ataques não são direcionados à população ou cidades ucranianas, mas contra a infraestrutura militar do país.
mem/mml/cm