Segundo declarações à Prensa Latina da presidente da Sociedade Cubana de Endocrinologia e Diabetes, Silvia Turcios, a primeira das duas reuniões que sediarão o evento tratará da generalização dos resultados sobre intervalos de referência para hormônios tireoidianos, tireotropina e volume da glândula em mulheres grávidas.
No âmbito dos debates, que contarão com a participação de um grupo de especialistas ligados à endocrinologia nos serviços de ginecologia e obstetrícia, será anunciado o andamento dos projetos de investigação em grávidas, aprofundou.
Hoje o país tem alguns resultados de estudos posteriores à implementação do Programa Nacional de Iodização do Sal para consumo humano, lançado no início deste século, e que modificou a forma como a doença se manifesta, ao constituir o iodo um elemento vital para a síntese de hormônios da tireóide, disse ele.
Por outro lado acrescentou a fonte, um dos pontos fortes do sistema de saúde na atenção ao recém-nascido nesta área reside na detecção do hipotiroidismo congênito, programa pioneiro de triagem neonatal que completará 35 anos no próximo mês de Setembro.
Com base nesse esforço, a ilha projetou um método ultramicroanalítico (SUMA), sensível, econômico e com alto grau de automação, para determinar os níveis de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e assim estabelecer o diagnóstico.
Turcios explicou que na segunda das atividades, 11 expositores falarão sobre a atualização terapêutica em condições da tireoide, na modalidade presencial para Havana e outras províncias próximas, e virtual para o restante dos territórios do país.
O workshop, que terminará amanhã por ocasião do Dia Internacional da Tireóide, é organizado pelo Instituto de Endocrinologia da capital cubana.
acl/ifs/cm