O principal local do circuito de exposições é o projeto Habana Espacios Creativos, um centro cultural dedicado à gestão de propostas inovadoras empreendidas por jovens nos campos das artes, comunicação e novas tecnologias.
Do Centro ReDi- Taller Profesor Arq. Roberto Gottardi, a agenda inclui a intervenção da especialista da nação caribenha Gisela Herrera, diretora do Escritório Nacional de Design (ONDI) e Giulio del Federico, Chefe de Missão Adjunto da Embaixada da Itália nesta capital.
A bienal também promove neste dia a conferência magistral Café e design: entre sustentabilidade e estilo de vida, dada por David Dolcini e com temas associados aos objetos, materiais, sentidos e gestos interconectados ao seu redor.
Durante esta primeira semana, o evento incluiu a palestra Design com todos, ministrada pela especialista em design da ilha Gisela Herrero, e World Design Capital Valência 2022 e a importância do espaço público como elemento identificador, pela espanhola María Luisa Gallén.
Programado para funcionar até 19 de junho, o encontro inclui, entre suas iniciativas destinadas à indústria, aos recursos e à sociedade contemporânea, a exposição Sustain Able Voices-Young Swedish Design, no Salão Saúl Yelín da Casa do Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano.
Nesta ocasião, destaca-se a presença internacional de representantes de países como México, Nicarágua, Equador, Colômbia e Argentina, e o mural dedicado a Havana é o resultado da experiência de Nelson Ponce, Raúl Valdés (Raupa) e Edel Rodríguez (Mola).
jcm/dgh/bm