A Basílica Menor do Convento de São Francisco de Assis vai acolher a interpretação da concertista atualmente residente nos Estados Unidos e vencedora de prêmios no Concurso Internacional de Piano María Canals em Barcelona, Espanha, e competições em Vianna da Motta e Oporto em Portugal.
O evento, idealizado há uma década pelo professor Salomón Mikowsky e pelo historiador Eusebio Leal, reúne nesta edição sete alunos da Manhattan School of Music do país do norte, nas melhores salas dedicadas à música clássica desta capital.
De acordo com a comissão organizadora, as 19 apresentações de concertos com orquestra, recitais e aulas magnas, agendadas em vários espaços do centro histórico da capital, vão contar com 14 intérpretes de nove nações, entre os quais o russo-americano Kirill Gerstein e a grega Katia Skanavi.
A lista de figuras estrangeiras inclui ainda o chinês Guangshou Tian, o sul-coreano Yeontaek Oh, o russo Alexandre Moutouzkine e o egípcio Wael Farouk; além dos cubanos Marcos Madrigal, Ernesto Oliva, Daniel Rodríguez, Malva Rodríguez e Sofía Iraola.
A curadoria do evento inclui títulos da literatura pianística universal, a estreia de obras de compositores consagrados como Leo Brouwer, Ernesto Oliva e Inesa Sinkevych e uma seleção de peças do acervo da ilha, de autoria entre outros, de Roberto Valera e José Maria Vitier.
Organizado pelo Escritório do Patrimônio Musical Esteban Salas e pela Subdiretoria de Gestão Cultural do Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a agenda também contém um colóquio sobre a arte de tocar piano com o professor Mikowsky.
mem/dgh/hb