Eles eram filhotes da Batagur kachuga ou tartaruga de coroa vermelha e da Batagur dhongoka ou tartaruga de três listras, ambas endêmicas do sul da Ásia, informou a agência de notícias Press Trust of India.
O Dr. Saurabh Dewan, pesquisador de desenvolvimento da Turtle Survival Alliance (TSA), uma organização internacional de conservação de tartarugas, disse que o programa é administrado por biólogos, cientistas e pesquisadores de conservação indianos.
A organização busca soluções locais para salvar as tartarugas e o “Projeto de Conservação Chambal” é uma das principais iniciativas realizadas em conjunto com o Departamento Florestal do estado indiano de Uttar Pradesh, para conservar essas duas espécies ameaçadas de tartarugas de água doce.
Arunima Singh, um oficial de projeto da TSA Índia, disse que os ninhos das tartarugas são mantidos em incubadoras ao longo das margens do rio para evitar a aproximação de predadores e, quando os filhotes nascem, são imediatamente soltos no afluente próximo de seu local de nascimento.
mem/abm/hb