Uma nota da Clacso publicada na segunda-feira em seu site indica que o evento reunirá as principais figuras da região nas ciências humanas, com o objetivo de abordar as desigualdades no continente.
O trabalho tomará a forma de 34 eixos temáticos, com 250 painéis e mais de 600 mesas redondas durante os cinco dias de trabalho e 105 eventos, para os quais oito mil participantes já se inscreveram pessoalmente.
O complexo universitário permite a realização de um número tão grande de atividades ao mesmo tempo. De acordo com os organizadores, as delegações acadêmicas são numerosas, muitas com nada menos que 40 especialistas, entre eles cubanos e vários países da região.
De acordo com a organização, a conferência começará na segunda-feira 6 com uma atividade de abertura na Aula Magna Dr. Jacinto Pallarés da Faculdade de Direito da UNAM e será aberta com o desenvolvimento do eixo temático 16 sobre Feminismos, dissidência e justiça de gênero.
A cerimônia incluirá a apresentação do livro Trayectorias del pensamiento feminista en América Latina, organizado pela Dirección General de Publicaciones y Fomento Editorial da universidade anfitriã.
Os acadêmicos da UNAM, das universidades nacionais do Brasil e da Argentina, e do Centro Acadêmico de la Memoria de Nuestra América, da Universidad Autónoma de la Ciudad de México, serão os encarregados das apresentações do texto a ser debatido.
No mesmo dia, e para encerrar as atividades, começarão os trabalhos no eixo 27, intitulado Processos de Paz, Direitos Humanos e Política da Memória, também organizado pelo centro acadêmico da capital.
Clacso ressalta que o objetivo desta nona reunião é abordar as desigualdades sociais em diferentes áreas: no direito à saúde e à educação; na migração e nos conflitos urbanos.
Outras não menos importantes são acrescentadas, como as desigualdades de gênero visíveis nas ações dos feminismos e dissidências; na violência e no cuidado com o gênero.
Também ciência e tecnologia; cultura e crianças e jovens; violência e políticas de segurança; conflitos agrários; e processos de paz, natureza e meio ambiente, entre outros.
mem/lma/bm